Este segmento do Festival é dedicado em exclusivo a improvisadores e atores. Trata-se um conjunto de masterclasses, lecionadas por alguns dos mais experientes e relevantes mestres de improvisação teatral, que pretendem partilhar com os participantes novas visões, estratégias e conteúdos únicos.
Cada Masterclass terá uma duração aproximada de 2h e o acesso é gratuito (Limitado a 30 participantes).

Em frente ao monitor

Javier Pastor

Masterclass lecionada em espanhol
Limite 30 inscrições

Masterclass — 16 de Maio às 15h30

Nesta era virtual trocámos os palcos por monitores de computadores.
Javier Pastor propõe-se, na sua Masterclass, levar-nos a trabalhar cenas que na vida real, acontecem em frente a ecrãs (videochamadas, entrevistas, conversas, etc…)

Sempre com uma abordagem próxima da verdade, utilizando elementos que temos na mão e à nossa volta, abrindo assim um universo de possibilidades, neste novo contexto digital.

Com mais de 20 anos de experiência no mundo da improvisação teatral, Javier Pastor é diretor e professor da sua própria escola e companhia teatral “El Club de la Impro”.

É responsável pela criação de formatos que marcaram a história da improvisação espanhola, tais como “Artylógico”, “Imprópolis” e Click” entre tantos outros.

Ao longo da sua longa carreira já marcou presença em festivais internacionais de improvisação teatral como o Festival Internacional de Santiago do Chile, Improv Fest Ireland, Manilla Improv Fest, para referir alguns.

No seu papel de formador trabalha com empresas tão relevantes como a Google, Renfe, Telefónica e IKEA, com as quais tem desenvolvido um conjunto de actividades teambuilding e não só, aplicando os principios técnicos e teóricos da improvisação.
Destaca-se ainda o prémio teatral recebido em 2011, pelo seu texto “Brut”. 

www.elclubdelaimpro.com

Fast Food Stanislavski

Patti Stiles

Masterclass lecionada em inglês
Limite 16 inscrições

Masterclass — 23 de Maio às 13h

“Lista de Personagens” ou “Fast Food Stanislavski” (assim chamado pelo próprio Keith Johnstone), irá inspirar os improvisadores a interpretar personagens que normalmente não considerariam ser uma escolha óbvia para eles próprios.

Estas listas são um eficaz método para investigar, criar e gerar personagens complexas que seguramente contribuirão para alargar os horizontes dos atores/improvisadores.

A Masterclass compreende um conjunto de exercícios práticos, que pretendem explorar e “jogar” com uma vasta panóplia de diferentes e excitantes personagens.


O formato “How The West Was Improvised” usou elementos desta técnica para inspirar os personagens que os improvisadores levaram a cena. 

Falar de Patti Stilles é falar de um dos maiores e mais consagrados nomes da improvisação teatral mundial.

Esta atriz originária do Canadá e naturalizada na Austrália, trabalhou com o lendário mestre (e pai da improvisação contemporânea) Keith Johnstone, no não menos famoso, Loose Moose Theatre, em Calgary.

Dona de uma linguagem artística própria e inconfundível, Patti Stiles, marcou toda uma nova geração de improvisadores, com o seu método de ensino único, vibrante e vanguardista.

Em 2021, Patti Stiles publicou o seu primeiro livro “Improvise Freely”.

www.pattistiles.com

“Canovaccio”

Gigio Giraldo


Masterclass lecionada em espanhol
Limite 30 inscrições

Masterclass — 30 de Maio às 15h30

CANOVACCIO: Vocábulo italiano que define a estrutura narrativa da peça teatral na Commedia dell’arte.

A impro é a arte de escrever histórias espontâneas em cenas, histórias que refletem o imaginário individual e coletivo do ator, histórias criadas no calor da ação, sem texto prévio mas fundamentadas numa estrutura dramatúrgica pré estabelecida: o esqueleto do corpo dramático ao qual damos vida a cada apresentação.

A partir do método á priori de Edgar Allan Poe e a teoria da formatividade de Luigi Pareyson Serão abordadas as diferentes possibilidades dramáticas do Canovaccio, analisaremos a sua morfologia como base da nossa própria pesquisa, a estrutura, a gramática, a collage, a personagem, a relação, o tempo e o espaço serão as linhas mestras neste percurso de experimentação.

Ator, Diretor, Improvisador, Docente e Investigador teatral Graduado da Escuela de Formación de Actores del Teatro Libre de Bogotá, com uma especialização em Direção Teatral na Academia Nacional de Arte Dramática “Silvio D’Amico”, Roma – Itália.

Durante cinco anos trabalhou como adido cultural da academia italiana “Silvio D’Amico” como responsável do Departamento Internacional para o território latino americano.

Diretor do Diplomado Internacional de Improvisación Teatral da Universidad el Bosque de Bogotá, a única pós-graduação do género no mundo. 

Diretor do Diplomado Internacional de Clown da Universidad del Bosque de Bogotá.

Diretor da Temporada Internacional de Impro de Bogotá “TIMBO”, docente de Improvisação do Diplomado de Clown da Universidad de Antioquia, Director da Muestra Internacional de Clown de Bogotá “M.I.Clown” e director do Festival Internacional Itinerante de Impro del Perú “CHASKIJ FEST”. 

Diretor do Diplomado de Improvisación Pedagógica, cuja investigação proporcionou a produção de diversas publicações sobre a técnica de improvisação aplicada à pedagogia escolar.

O mestre Gigio Giraldo destaca-se também pela sua pesquisa no teatro clown, inspirado em textos clássicos da literatura gótica, tais como: “Drácula Clown” e “O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Clown”, (Premiada como melhor obra clown em Medellín, 2012). 

Pioneiro da arte da improvisação teatral na América Latina, foi fundador e diretor do primeiro grupo de teatro de improvisação na Colômbia em 1996. Foi também diretor e produtor do Primer Match Profesional de Impro no ano 2000.
Das suas formações e workshops surgiram grupos como Acción Impro, All’improvviso de Medellín e La Gata Impro, de Bogotá. 

Os 28 anos de experiência como ator, diretor e professor de artes cénicas, acreditam-no como um dos mestres mais relevantes a nível latino americano.

Telemóvel: +351 938 598 247
Info/Inscrições: [email protected]
Assessoria de Imprensa: [email protected]

© Festival Internacional de Teatro de Improviso. Powered by Slab Studio